terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sonoro

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSJZxLHnWurTCnKvhyphenhyphenthHR_thzLi8dAwor4Uv1WkTRSBFX3CDeQi1y3rhWbmpsdvW7rAAXlR_cviKp2EN3X6Ud0O0pJVlWIT_q2pE6s9ls3OwqqrP4Loo0tVIcsTPAm0DmZZDqXMT6ihc/s1600/arte+sonoro+final3.jpg
Com a pluralidade que fervilha o cenário independente, inúmeras bandas tem se destacado pela qualidade das produções. Diversos estilos interagem em harmonia, construindo de forma criativa novas sonoridades, que se encaixam cada vez menos em um único rótulo pré-definido. Através de experiências sonoras, artistas independentes reinventam a música, dando nova cara à produção brasileira contemporânea.

O projeto Sonoro surge para possibilitar que o público montesclarense conheça mais as bandas que tem se destacado no cenário nacional, em seus diversos estilos.

Fomentando a circulação de bandas independentes, o Sonoro, possibilita ainda maior interação dos artistas locais com bandas de outros estados, estimulando a troca de tecnologias e agregando valores através do intercâmbio cultural, às produções locais.

Para o lançamento do projeto Sonoro, o Retomada apresenta três bandas, a montesclarense Umeazero, que é uma das bandas mais representativas da cena local e traz a Montes Claros duas das melhores bandas do cenário nacional, Macaco Bong (MT) e Porcas Borboletas (MG). O lançamento do Sonoro, será na próxima quinta-feira (17/12), no Armazém 565 a partir das 21h.

Sobre as bandas

A banda Umeazero, já é bem conhecida na cidade pelo trabalho que desenvolve desde 2003, mas agora a banda está com nova formação e um novo show. Além de Chico (vocais), Bil (guitarra) e Guilherme (bateria), agora o Umeazero conta com André Tupinambá (guitarra) e Glafiro (contrabaixo), que se unem para somar a qualidade do som que é produzido pela banda. Nesse tempo de estrada a banda, mostra seu rock alternativo bem trabalhado. O Umeazero é uma das bandas que compõe a Agência Retomada.

A banda Porcas Borboletas, de Uberlândia-MG, vem se consolidando como um dos principais nomes da nova música do Brasil. O Porcas já se apresentou aqui em Montes Claros no Conexão Vivo deste ano, onde na ocasião convidou para uma participação especial no show, o cantor pernambucano Otto. Com estilo marcado, principalmente, pela inventividade e irreverência, a banda reúne influências do rock e da música brasileira de diversas gerações, investindo em uma estética contemporânea que não se prende a formatos pré-estabelecidos.

O segundo disco da banda uberlandense, “A Passeio”, lançado em agosto de 2009, traz um novo repertório de canções inéditas, em que a banda apresenta o amadurecimento de sua linguagem estética. O álbum é composto por 12 canções autorais, incluindo uma parceria com a escritora Clarah Averbuck, e reúne convidados como Leandra Leal, Arrigo e Paulo Barnabé, Júnio Barreto, Simone Sou, Arthur de Faria e Bocato, dentre outros.

Já o trio instrumental cuiabano, Macaco Bong vem a Montes Claros pela primeira vez. Baseado na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc, o Macaco Bong busca nunca concretizar rótulos relativos às variedades nas vertentes dos gêneros musicais em suas composições. Já circulou os principais festivais de música do Brasil (além de Argentina e Canadá), e teve seu cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil.

As bandas Macaco Bong e Porcas Borboletas estão em turnê juntas por todo o país. Depois de tocar em oito cidades no Nordeste, como Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracajú (SE) e Salvador (BA), Montes Claros será a primeira, das três cidades mineiras que receberão a Tour Fora do Eixo.

Além das bandas também vai rolar Discotecagem Retomada, antes e depois dos shows.

Excelentes bandas no mesmo projeto mostrando a diversidade e qualidade que de boa música, apresentando bem sucedidas experiências sonoras que tem se destacado no circuito nacional.


Para mais informações, acesse o blog do Retomada - www.retomadamoc.blogspot.com

Um comentário:

Auíri Au disse...

Cadê você zé!!
Bjo na bunda